sábado, 4 de julho de 2015

Carção/ Rio Frio/ Portugal - Adriano Augusto da Costa Filho

 


CARÇÃO/RIO FRIO/PORTUGAL !
Adriano Augusto da Costa Filho

 
      Em eras imanentes elas vieram,
      Dos Celtas povos maravilhosos.
      Romanos,Mouros ali pararam,
      Na Lusitânia dos povos brilhosos !
 
      Rio Frio de um povo encantado,
      Foi Rívulo Frígido do Monte.
      Da era Romana destacado,
      Por séculos e séculos avante !
 
      Desses tempos seculares,
      Vem caminhando meu cerne.
      Em séculos aos milhares,
      O meu espirito e minha carne !
 
      Dos Anes eu vim caminhando,
      Em séculos e séculos sem fim.
      Mãe, primos, Avós adorando,
      Como flores plantadas num jardim !
 
      De Carção terra infinita,
      Terra de grandiosos povos.     
      Nunca a alguém fez desdita,
      Para os antigos, como aos novos !
 
      Carção dos Celtas benditos,
      Aos judeus deram acolhida.
      Aos mouros e aos romanos,
      Dessa história nada perdida !
 
      Dos Costas sou descendente,
      Do Pai e Avós vim caminhar.
      Ali bordou-se secularmente
      O meu romântico poetar !
            
      Sou brasileiro pelo Sol
      E português pelo Sangue.
      Do Brasil amo todo o rol,
      De Portugal nunca exangue !
 
      De infinitas eras eu vim,
      Caminhando sempre sem fim.
      Amo o meu Brasil altaneiro
      E Portugal o ano inteiro ! 
 
      Amo o lindo Trás-os-Montes,
      Rio Frio, Carção terras lindas.
      Dos rios, as suas vertentes,
      Que vieram de épocas infindas !
 
      Eu vi essas terras tão lindas,
      Beijei seus intocáveis chãos.
      Terras lindas de épocas tantas
      Pisadas por tantos irmãos !

 
   
ADRIANO AUGUSTO DA COSTA FILHO
Casa do Poeta de São Paulo
Movimento Poético Nacional
Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores
Academia Virtual Poética do Brasil
Academia Poços-Caldense de Letras/MG
Ordem Nacional dos Escritores do Brasil
Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa/Portugal

Um comentário:


Muito obrigado por seu comentário.
Nica Gomes.

Abujamra - Provocações

Abujamra - Provocações
Envie Poemas e Textos

Convite - Radio Trianon 740 AM

Convite - Radio Trianon 740 AM
Homenagem ao Poeta Paulo Bomfim

Mais Visitados

Convite

Convite

APE

APE
Associação Portuguesa de Escritores