quinta-feira, 12 de março de 2015

Cronica - No ônibus - Wilson Jasa

NO ÔNIBUS
(Wilson de Oliveira Jasa)
 
   Estava eu em um ônibus com destino à Cidade Universitária.
   Sentada ao meu lado, estava uma senhora muito bem vestida, aparentando ter uns cinquenta anos. O coletivo estava com as poltronas todas ocupadas, na sua maioria por estudantes. O ônibus continuou fazendo seu trajeto, recolhendo mais e mais passageiros, até que ficou superlotado.
   Uma mocinha com seus dezoito ou vinte anos postou-se a meu lado, carregando vários cadernos e livros. Olhava-me como a pedir socorro. Fiz mais do que isso. Procurei ser cavalheiro:
   - Você quer sentar?
   Ela esboçou um sorriso e agradeceu:
   - Aceito sim. Muito obrigada.
   Antes que eu pudesse me levantar, o ônibus deu um “tranco” e a mocinha perdeu o equilíbrio , caindo sentada em meu colo. A mulher a meu lado, com ar de reprovação falou:
   - Essa juventude de hoje é muito ousada. Quer sentar, que sente. Mas não precisa ser tão fanática!
   Quase todos ao redor riram, e a garota envergonhada tentou desculpar-se:
   - Oh! Desculpe-me. É que escorreguei.
   - Não precisa se desculpar.
   Levantei-me e lhe cedi meu lugar.
   Ela sentou-se e ficou cabisbaixa.
   Fiquei em pé como se nada houvesse acontecido, mas a mulher ao lado continuava a olhá-la com reprovação.
   Já estávamos na Cidade Universitária, quando a mocinha levantou-se bem na hora em que o ônibus fazia uma curva brusca e a garota, por instinto, abraçou-me para não cair. A mulher sentada não pode conter-se e resmungou novamente:
   - Mas que sem-vergonha. Primeiro senta no colo, depois vai agarrando. Vejam só aonde fomos chegar!...

Wilson Jasa
São Paulo 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Muito obrigado por seu comentário.
Nica Gomes.

Abujamra - Provocações

Abujamra - Provocações
Envie Poemas e Textos

Convite - Radio Trianon 740 AM

Convite - Radio Trianon 740 AM
Homenagem ao Poeta Paulo Bomfim

Mais Visitados

Convite

Convite

APE

APE
Associação Portuguesa de Escritores